gestão responsável de dados

LGPD e a gestão responsável de dados: como gerar confiança dos usuários?

A LGPD e a gestão responsável de dados são fundamentais para que seja possível gerar confiança dos usuários, clientes, colaboradores e toda a rede de pessoas que possa se relacionar com uma empresa. A confiança é uma das mais importantes moedas de troca em um negócio, e somente é possível quando se tem transparência e canais abertos para um diálogo honesto entre uma empresa e o seu cliente.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen sobre Confiança em Publicidade (Trust in Advertising),  já mostrou que as pessoas confiam 65% mais em recomendações de pessoas conhecidas do que em publicidade, por exemplo. Isso reforça a importância da transparência e do diálogo para gerar confiança. Com a LGPD, as empresas têm a oportunidade de dar passos mais sólidos em direção a isso, no entanto é preciso que se tenha uma gestão responsável de dados de usuários.

6 passos para reduzir o risco de vazamento de dados e evitar multas

LGPD e a gestão responsável de dados: como gerar confiança dos usuários?

Sendo a Lei Geral de Proteção de Dados uma legislação em vigor para garantir a proteção dos dados dos usuários, surge aí também uma oportunidade para que as empresas possam enxergar a adequação à LGPD como uma forma de gerar a confiança dos seus usuários – sejam eles clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas etc. Para isso, é fundamental que se faça uma gestão responsável de dados.

A gestão responsável de dados pode ser entendida como a forma que os dados são tratados e administrados dentro de uma organização. Passada a etapa de mapeamento de dados, existem uma série de ações que precisam e podem ser realizadas não apenas para cumprir a lei, mas garantindo mais segurança e transparência para os usuários.

Três ações para realizar uma gestão responsável de dados de acordo com a LGPD

Termo de consentimento de dados

O termo de consentimento diz respeito à tratativa de dados, isto é, sempre que o dado de uma pessoa for solicitado pela sua empresa, ele terá que consentir. É de extrema importância que esses termos sejam claros para que qualquer usuário possa entender.

Políticas de segurança de dados

Garanta a proteção das informações pessoais dos usuários por meio de ações e políticas que promovam a segurança. Dentre elas, defina: políticas de privacidade, política de cookies, política de proteção de dados, de retenção e eliminação de dados, de gerenciamento de informações mobile etc. Além disso, estabeleça medidas de segurança para que esses dados estejam altamente protegidos.

Responsável pelos dados

De acordo com a LGPD, ter definido os responsáveis pelos dados garante ainda mais proteção aos usuários. Esses responsáveis são conhecidos como agentes de tratamento. Eles são classificados como:

Controlador: será o responsável pelas decisões a respeito do tratamento de dados dos usuários, podendo ser uma pessoa jurídica ou física, de direito público ou privado.

Operador: é aquele que executa o tratamento de dados de acordo com as orientações do controlador, também podendo ser uma pessoa jurídica ou física, de direito público ou privado.

DataMappingLGPD: tenha uma gestão responsável de dados e gere a confiança dos seus usuários

É isso mesmo, com o DataMappingLGPD você pode gerir de forma responsável os dados dos seus usuários, realizando todas as ações necessárias para ficar de acordo com a LGPD.

Experimente grátis por 30 dias e descubra tudo o que o DataMappingLGPD pode fazer por você!

Saiba mais sobre os nossos serviços, acompanhe os conteúdos do nosso blog e assine a nossa plataforma ou experimente grátis por 30 dias. Não perca tempo e entre em contato.  

—————————————————————————————————————————

O DataMappingLGPD ajuda as empresas a adotarem a legislação baseada na Lei Geral de Proteção de Dados, tendo como diferencial a especialização em tecnologia, gestão de banco de dados e gestão de riscos. Descubra tudo sobre segurança em gestão no site. Visite também as nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.