DPO na LGPD: o significado de DPO e a relação com a Lei Geral de Proteção de Dados
Nem tudo são flores na democratização da internet. O aumento do uso da plataforma por pessoas civis e por corporações e empresas faz com que dados pessoais e sensíveis rolem soltos pelo mundo da web. Neste cenário, vazamento de informações e ataques hackers se tornam comuns – principalmente se as organizações não seguirem as diretrizes adequadas de cibersegurança.
Em 2019, por exemplo, um servidor desprotegido da Adobe expôs os dados de 7,5 milhões de usuários de diversos produtos da empresa multinacional. A falha deixou os usuários do Adobe Creative Cloud vulneráveis a ataques de phishing – um tipo de golpe onde hackers se passam por uma empresa para roubar dados bancários do usuário.
Para se livrar de problemas como o da Adobe e eventuais multas causadas pelo não seguimento da Lei Geral de Proteção de Dados, o ideal é que a sua empresa invista na presença de um DPO, ou Data Protection Office.
Não sabe que tipo de profissional é esse? Confira o texto abaixo e descubra.
O que significa DPO: entendendo a nova profissão
Chamamos de Data Protection Officer, ou simplesmente DPO, o profissional que, dentro de uma empresa, é encarregado de cuidar das questões referentes à proteção dos dados da organização e dos seus clientes. Ele deve auxiliar a empresa a adaptar seus processos de coletas e armazenamento de dados, além de estruturar um programa de compliance com foco em melhorar a segurança das informações que estão sob a tutela da instituição.
Além disso, o DPO pode atuar em companhias privadas e também em órgãos públicos – basta que haja a necessidade de ter alguém responsável pelo tratamento e processamento de dados pessoais, o que já é uma realidade no Brasil com a implementação da LGPD.
DPO na LGPD: profissionais devem atuar conforme a legislação
Em uma empresa, o DPO deve ser um dos principais especialistas na Lei Geral de Proteção de Dados. Na busca pelo cumprimento do direito digital, o DPO tem a tarefa de aconselhar a organização em relação às práticas utilizadas, averiguando se correspondem às regras da legislação e registrando possíveis inadequações que são reportadas à ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados).
O DPO dentro das empresas, também pode apoiar os processos que contribuem para evitar multas de compliance e outras penalidades por conta do descumprimento da LGPD. O profissional é o elo entre a empresa e os titulares dos dados coletados, também fazendo uma ponte com as autoridades reguladoras.
Por que contar com um DPO na sua empresa?
Coletar, registrar, analisar e tratar dados pode trazer inúmeros benefícios e vantagens competitivas para a empresa. A partir de informações relevantes, é possível conhecer melhor o seu público, os seus fornecedores e até mesmo entender melhor sua organização e seus próprios processos, criando estratégias e planos de ação.
No entanto, é necessário aplicar essas técnicas com ética e responsabilidade, garantindo que o dono dos dados tenha total ciência, consentimento e controle dos dados, podendo solicitar a mudança, a remoção e a anonimização a qualquer momento.
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